Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59240
Comparte esta pagina
Título : | Pesquisa e prática pedagógica (ppp): um olhar sobre o papel do estágio curricular na formação inicial dos estudantes do curso de pedagogia da UFPE |
Autor : | NASCIMENTO, Brenda Morais do |
Palabras clave : | Estágio Curricular Obrigatório; Identidade Profissional Docente; Curso de pedagogia |
Fecha de publicación : | 8-oct-2024 |
Citación : | NASCIMENTO, Brenda Morais do. PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (PPP): UM OLHAR SOBRE O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Neste artigo buscamos compreender qual o papel dos estágios curriculares, no âmbito das disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica - PPP, para a formação da identidade profissional docente dos estudantes de Pedagogia da UFPE. Com base na pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário aos estudantes do curso supracitado que teve os dados, posteriormente, aprofundados mediante uma entrevista semi-estruturada. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultado, a ratificação da importância das PPPs na construção da identidade docente, ao proporcionarem as aproximações e distanciamentos com o futuro campo de atuação profissional, existindo algumas ressalvas em relação à forma de organização do componente curricular. Tornando evidente a necessidade de repensar a forma como as PPPs têm sido trabalhadas, visando melhor atender à realidade dos estudantes em formação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59240 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Brenda Morais do Nascimento.pdf | 396,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons